Bem vindo, 2016!

 

frases_bem_estar

Na vida fazemos escolhas. Mesmo que inconscientemente, estamos escolhendo o tempo todo. E a cada escolha, existe também uma renúncia. Por vezes, esquecemos dessa lógica e queremos tudo ao mesmo tempo. Só que não dá. E é sobre isso que eu venho falar nesse primeiro texto de 2016.

        Em 2013, senti que gostaria de ter meu segundo filho. O primeiro já estava com 3 anos e algo dentro de mim, manifestava-se na intenção de ter mais um. Então, decidi ir ao médico para realizar alguns exames. Foi quando descobri uma esteatose hepática (gordura no fígado). Nada demais, mas precisava fazer um tratamento para elimina-la e decidi focar nisso antes de engravidar. O tratamento durou quase um ano e em junho de 2015 eu já estava pronta para engravidar. Logo na primeira tentativa, aconteceu e eu comecei a programar a minha vida para a chegada desse bebê.

        Como eu já era mãe e conhecia das demandas de um bebê e como me proponho a amamentar em livre demanda no primeiro ano, sabia que precisaria dar uma pausa em algumas áreas da minha vida e me preparei para trancar o curso de Psicologia durante todo o ano de 2015. Seria mãe em tempo integral. Teria ajuda para os outros serviços, mas ficaria em casa atendendo às necessidades dos meus dois meninos.

        Contando assim, nem parece que 2015 já acabou e eu já cumpri esse meu objetivo. De janeiro a março, até o nascimento do meu segundo filho, José Antônio, fiquei em casa cuidando do meu filho mais velho e me preparando para meu tão sonhado parto normal. Até escrevi um pouco, mas na maioria do tempo, cuidava da minha alimentação (desenvolvi diabetes gestacional), da preparação do meu corpo para o parto e dos preparativos para a chegada do meu bebê. A partir do nascimento, imergi totalmente na maternidade. Até pratiquei alguns exercícios físicos, ensaiei um retorno ao Yôga, escrevi nas redes sociais, mas não consegui assumir nenhum compromisso e nem escrever com prazos fixos. Como eu mencionei lá no começo, desejava me dedicar à duas áreas importantes para mim, a maternidade latente desses primeiros meses e a construção da minha carreira profissional, mas não adiantou apenas desejar. Quando eu escolhi estar presente nesse primeiro ano de vida do meu bebê (que agora está com 9 meses), automaticamente renunciei ao blog, ao meu livro…quando eu não estava com ele, estava cuidando um pouco de mim.

        Claro que não foi tão fluída essa renúncia. Antes de engravidar, eu vinha num ritmo intenso de autoconhecimento e produção. Estava cursando Psicologia há dois anos, vinha lendo, escrevendo muito, fazendo cursos (me formei coaching durante a gestação) e de repente, minhas únicas tarefas do dia eram dar mamá, trocar fralda, compreender choros, dar atenção ao outro filho, fazer supermercado… Meu puerpério foi difícil, desafiador e ainda estou me encontrando em meio a tantas novas e dobradas demandas.

        Tudo isso para dizer que a partir de agora, sinto que estou pronta para retomar um pedaço da minha vida, de volta. Meu bebê já está mais independente, mamando menos, estou me preparando para retornar à faculdade, terei algumas horas em algumas tardes para escrever, estudar… Parece que um ciclo se concluiu e eu me sinto madura para seguir. Claro que o exercício da maternidade é ad infinitum e meus filhos ainda precisarão muito de mim. Claro que ainda serei mãe de dois, sendo um bebê, e eu ainda não aparecerei aqui com a frequência que gostaria. Minha rotina diária em 2016 será uma maluquice, me desdobrarei em mil para dar conta de tudo, mas saber que terei mais tempo para suprir as minhas necessidades intelectuais, me acalma e me deixa feliz.

        E retorno com casa nova, já que no ano passado decidi migrar do meu antigo blog (Psicologando) para esse espaço aqui. Como expliquei na época, queria escrever sobre assuntos variados e sentia que aquele título me limitava um pouco.

        Enfim, estou super satisfeita com essa etapa concluída e abrindo espaço para a Juliana criativa retornar. Aguardem novos textos, novas reflexões e novos conteúdos.

        Bem vindo, 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s